terça-feira, 5 de março de 2013

Você tem fruto ou só folhagem?

VERSÍCULO:
   No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome. Vendo à distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos. Então lhe disse: “Ninguém mais coma de seu fruto”. E os seus discípulos ouviram-no dizer isso.
    -- Marcos 11:12-14

PENSAMENTO:
   Este é o único milagre em que Jesus faz algo destrutivo em todo o Evangelho. O fato também que “não era tempo de figos” aumenta nossa perplexidade diante da ação do Senhor. Embora tenha sido um evento real, o que temos aqui é uma parábola vivida. Jesus gostava de ensinar com elementos do cotidiano como fez com um pedido de água à mulher Samaritana (João 4:6-11) e a moeda do imposto (Mt 22:16-22), ilustrando assim verdades espirituais. Na cena seguinte (vv. 15-18) Jesus entra no templo e expulsa os cambistas e vendedores. No templo havia muita “folhagem”, muita atividade “religiosa”, mas, não havia o fruto que Deus queria – santidade e amor a Deus. Os líderes religiosos, ao invés de reconhecerem e adorarem ao Filho de Deus, por ciúmes decidiram matá-Lo. A parábola vivida da figueira ilustra que Deus quer não só folhagem, mas, fruto e que haverá um dia, quando menos se espera, um julgamento. Jerusalém, como a figueira, estava prestes a ser condenado pela sua falta de fruto. Será que, com tudo que Deus tem dado a nós, seu Filho, as Escrituras, o Espírito Santo e a Igreja estamos produzindo o fruto para o qual fomos criados? Você tem fruto ou só folhagem?

ORAÇÃO:
   Santo Deus, eu fui criado para trazer glória ao Senhor e para produzir muito fruto para o Reino. Às vezes eu esqueço que a vida que tenho não é minha. Ajude-me a ver como posso Lhe servir e aonde estão as obras que o Senhor preparou de antemão para mim. Em nome de Jesus eu oro. Amém. 


 JESUS DÍSSE de Hermeneutica.com - "365 dias nas palavras de Jesus"

Nenhum comentário:

Postar um comentário