segunda-feira, 3 de março de 2014

Adolescentes evangélicos morrem afogados durante gincana em retiro de Carnaval

Adolescentes evangélicos morrem afogados durante gincana em retiro de Carnaval


retiro
Garoto tentou salvar amigo e também se afogou. Foto: AN/Banda B

Dois adolescentes morreram afogados no início da manhã desta segunda-feira (3) em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Maikon Lislitm, 15 anos, e Franco Michelisa, 16 anos, se afogaram durante uma gincana em um retiro evangélico de Carnaval, que estavam participando.
De acordo o Corpo de Bombeiros, eles participavam de brincadeiras organizadas pelo retiro e, entre elas, precisavam resgatar duas garrafas que estavam próximas a esse lago. No entanto, uma das garrafas se desprendeu das margens e foi levada pelas águas. Na tentativa de pegar a garrafa que se desprendeu, um deles se afogou. O amigo entrou no lago para socorrer o outro, mas também acabou morrendo afogado. A tragédia aconteceu por volta das 6h30.
Os eventos aconteciam dentro de uma chácara chamada Estância Dom Raul. O lago onde os adolescentes se afogaram tem 2 metros de profundidade. Os corpos foram retirados dos lagos e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba.

71 comentários:

  1. Respostas
    1. PARTICIPANDO DE UMA GINCANA ???? TA SO OS 2 TAVAM PARTICIPANDO???
      Q GINCANA É ESSA , nunca vi uma gincana de 2.... ONDE ESTAVA O PESSOAL .... VIRAM E NAO AJUDARAM , ?? OU SIMPLISMENTE ESTAO MENTINDO.... SE VIRAM E NAO AJUDARAM SAO CULPADOS DAS MORTES , TMB PARTICIPEI DE UM RETIRO ESSE CARNAVAL E POSSO OPINAR ACHEI UMA VAGABUNDAGEM ISSO AI

      Excluir
    2. O cristão e seu terrivel costume de julgar sem ter noção do que se passou.

      Excluir
    3. julgar??? nao to julgando so qero ver uma esplicaçao descente, vc nao acha estranho tmb?
      gincana de 2 pessoas ????? onde estavam as outras nessa "gincana"

      Excluir
    4. Enquanto vc ta ai jugando filho eles estao em um lugar bom sabe pq? eles morreram com cristo no coraçao e adorando a ele pq ate uma brincadeira em nome de Jesus sobe como adoraçao! e vc se Jesus volta fica pq a biblia diz, nao jugueis para q nao seja jugado da mesma medida que jugar sera jugado tbm.

      Excluir
    5. Não fale isso perto dos pais deles não gata,pode levar uma mão na cara

      Excluir
    6. tiago q tal vc orar pela familia e pelos participantes,q com certeza estão muito triste com o q aconteceu?ninguem tem culpa dessas mortes e sim sátanas q veio destruir tudo o q Deus fez de bom nesse mundo inclusive seus filhos q foram criados imagem e semelhança de Deus.com certeza esses jovens morreram Salvos e vão aguardar o dia da ressurreição.não fique julgando ore ore ore e ore.

      Excluir
    7. pessoal vamos parar com discuçoes que nao levao a nada ,eu ja participei desses retiros na minha adolescencia e pra mim foi uma otima experiencia .os jovens sao avisados pra nao entrar em agua mas infelizmente alguns desafiam os seus lideres e c aventurao,isso foi uma fatalidade devemos agora e orar pelas familias que estao sofrendo pedir a deus que conforte os coraçoes que deus os acompanhe meus jovens guerreiros pq vcs fazem parte de israel vai com os anjos vai em paz

      Excluir
    8. O ki importa é que eles estão em um ótimo lugar!! E que devemos orar pela suas familias!!

      Excluir
    9. Até que o tiago tem razão em achar estranho.
      Sem contar que a gincana às 6:30 da manha?
      Muito mal contada essa estória...

      Excluir
    10. Tiago, ao invés de perder tempo escrevendo um post inútil, que tal vc começar a orar pelas familias que perderam seus parentes ? Ai vc ficará feliz, Deus ficará feliz, e tds nós tbm ficaremos felizes. #ficaadica

      Excluir
    11. clr .... simples asim TIAGO vai orar vai orar.. e esqece.... so orar... clr pow , qeria q foce teu filho seu babaca, qeria ver se tu ia so orar seu retardado inutil , nao é pq sao cristao q tem q ser idiota e aceitar qalqer merda q falam .... olha os fatos e veja tu mesmo como ta mtu mal contada essa historia o UNKNOWN FOI O UNICO Q VIU O MESMO Q EU

      Excluir
    12. Tiago ao invés de você agredir as pessoas com palavras ofensivas, porque não dobra seu joelho e vai orar pedir pra Deus abençoe a sua vida, que jamais acontece uma tragédia, ou pedir pra Deus confortas a família dos jovens. Meu amigo TU precisas de Deus em sua vida...

      Excluir
  2. Meu Deus conforta o coração dos pais e familiares

    ResponderExcluir
  3. Meu DEUS... Que o SENHOR conforte os corações dos familiares... Mas uma verdade precisa ser dita... Morreram na presença do Senhor... E quantos não morreram pulando carnaval?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Que brincadeira idiota é essa?tem que prestar atenção nos riscos,dois adolescentes que poderiam ainda evangelizar muita gente,e dar muita alegria para os pais,agora só Jesus pra confortar.Misericórdia duas vidas, que dor,Deus nos livre.isso chama-se imprudência ,por isso que muitos pais não confiam nesses Retiros.E o coleguinha deu uma prova grande de amor,arriscando-se para salvar o outro.,e onde estavam as outras pessoas desse Retiro ?Meu Deus.

      Excluir
  4. Que triste...é necessário muito orar nesses retiros, pois o inimigo está sempre rondando e infelizmente acontecem coisas assim. Que o Senhor conforte todos os amigos e familiares dos adolescentes e também a Igreja que participavam...em nome do Senhor Jesus :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não morrerão por causa do Inimigo, mas sim por que DEUS viu que já estaria preparado!
      Meus pêsames aos familiares! Mas lembre-se que pra estar na gloria é preciso morrer nesta vida, para viver a vida eterna ao lado de DEUS!

      Excluir
    2. Que pensamento estranho este seu heim pastor? morreram por causa de líderes que não tem nada pra ensinar em retiros, ao invés de estarem orando e buscando avivamentos, estava mais eram se divertindo, como se retiro de igrejas fossem pra diversão, é por isso que o mundo está perdido e continuará perdido.

      Excluir
    3. concordo!!! estamos em dias dificies, nao podemos brincar e perder tempo de ser crente, e tempo de busa a Deus, e vigiar com certos retiros que nao tem referencia

      Excluir
    4. Gente acho que não é hora de dizer o que é certo ou errado, mas sim de orar por estes meninos de Deus, foi uma fatalidade que aconteceu.
      Retiro ou acampamento tem horário de ministrações e também para diversão, não quer dizer que eles estavam só se divertindo.
      Deus conforte os familiares das vitimas!

      Excluir
    5. Foram as mais sábias palavras

      Excluir
    6. Concordo com lokosancleiton quando ele diz que Retiro ou acampamento tem horário de ministrações e também para diversão, não quer dizer que eles estavam só se divertindo.
      Deus conforte os familiares das vitimas!

      Excluir
    7. Melhor do que opinar com palavras ríspidas e sem fundamento verídico, leiam o testemunho da família

      https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/t1/10003541_665613573497419_1186927232_n.jpg

      Excluir
  5. Deus Console os corações dos familiares.

    ResponderExcluir
  6. Não morrerão por causa do Inimigo, mas sim por que DEUS viu que já estaria preparado!
    Meus pêsames aos familiares! Mas lembre-se que pra estar na gloria é preciso morrer nesta vida, para viver a vida eterna ao lado de DEUS!

    ResponderExcluir
  7. Ao invés dos lideres desses eventos ensinarem os adolescentes e jovens da igreja a orarem, jejuarem e a buscarem o batismo com o Espirito Santo, a ter uma vida de santificação, estão ensinando outras coisas fora dos planos de Deus, e quem sofre com isso são os familiares destes garotos que lamentavelmente morreram por causa da falta de organização de igrejas e lideres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu tempo era assim, oração, busca, batismo, leitura bíblica, louvor... hoje nos retiros tem as " noites temáticas" , ou seja, é um verdadeiro carnaval gospel !! Orar ? Buscar ? Imagina ...

      Excluir
    2. concordo plenamente, e mais ,esta igreja dos mormom não é evangélica ,como diz esse site,.eles são uma seita tanto é que tem uma biblia diferente das nossa .,este site prescisa ter conhecimento para postar uma noticia para dizer quem são os evangélicos.

      Excluir
    3. mas peço a DEUS que consolem os corações dos familiares desses jovens.
      e revejam esta igreja que estão frequentando , poi é considerada seita porque distorce a palavra de DEUS.

      Excluir
    4. bem eu participei desses retiros,tinha horario para todas as coisas,comer horar louvar,e brincar tbm pois as brincadeiras tem sempre um tema das escrituras nao sao brincadeiras aleatorias tem ensinamento,por favor antes de falarem de algo procurem saber como realmente e o retiro da igreja de jesus cristo pq la nao tem carnaval,tem um cronograma de ensino e c usa varias didaticas inclusive brincadeiras saudaveis.com certeza esses jovens forao avisados mas como sempre na juventude somos tomados por certos rompantes e nos arriscamos pois a primeira norma desse acampamentos e nao entrar na agua por favor c informem primeiro antes de criticare mais sabio aquele q c cala diante do nao saber do que opnar sobre assuntos que nao conhece...e pro bons lucros e sucesso procure c informar direito a na reportagem diz retiro nos da igreja dizemos acampamento e pra mim foi a melhor experiencia da minha vida eu nao pula carnaval la eu orava estreitava os laços de amizades com meus amigos e com meu pai celestial esse e a verdadeira devoçao pq o senhor disse nao facais como os ipocritas nas sinagogas que orao alto ,pois eles ja ganharao seu galardao entao c o crente nao ta gritanto e orando e pulando e c torcendo pra dizer que ta louvando entao nao e de deus aff volta a ler as escrituras

      Excluir
    5. Não fale isso querido, pois vc n deve ser cristão, no Retiro da MInha Igreja, tb tivemos Gincanas, Tivemos um Luau onde louvamos a Deus e oramos a ele, em adoração por seus milagres e por seu tão grande amor, na outra noite tivemos a festa do vermelho, onde adoramos a Deus, estudamos a Bíblia, e fizemos perguntas da Bíblia, onde nosso Pastor falou do Jejum e adoração e comunhão com Cristo e com nossos irmãos, então meu querido (a), não julgue os outros pelo que vc acha que é certo, pq Deus quer que vc o ame acima de tudo e se vc não ama seu próximo tb não ama a Deus, encha sua boca de água para não falar dos outros, não esquece que vc deve ter filhos ou filhas, pai e mão, irmãos e irmãs, então não fale do que não sabe.

      Excluir
  8. retiro é para se consagrar a Deus, ou seja: orar, ler as escrituras,orar, estudar as escrituras,orar,meditar, orar, orar, orar........aproveitar o tempo já que se "retiraram" de um local habitual especificamente para se "consagrar" a Deus. caso contrario isso não é um retiro espiritual.em uma igreja,é um passeio com brincadeiras, música, diversão,etc,etc.etc........mundanismo! quando querem canalizar o mundanismo dentro das igrejas dizem que tudo GOSPEL. quando uma igreja promove um passeio, é um passeio. amém, não tem erro nenhum, mas quando faz um retiro, tem que saber o que é um retiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que vcs nunca foram jovens, tudo tem o seu tempo, se fosse só pra orar, jejuar e buscar o batismo, não precisavam ir pra uma chacara, Deus se alegra pelo fato de eles terem escolhidos se separarem do mundo.

      Excluir
    2. Quanta ignorância de sua parte senhora Marcia Marocco, sua mente ou seu cérebro e menor que uma ervilha, minha querida, existe tempo para todas as coisas, tempo de chorar, tempo de sorrir, tempo de plantar, tempo de colher...como tem o tempo de você estudar a palavra, se consagrar, orar e tem também o momento de lazer minha querida irmã, sua mente não pode ser fechada dessa maneira com ideias e pensamentos retrógrados, até por que estamos falando de vidas que se foram, cade o amor pelo próximo, seja mais tolerante em suas colocações. Amém!!!

      Excluir
    3. concordo com o kleber. vamos parar de julgar, que é o q mais se vê no meio evangélico, infelizmente. Retiro é tudo isso: oração, meditação da palavra e recreação!! Porque não? todos nós seres humanos precisamos de lazer. faz parte da nossa saúde física. é por causa desses radicalismos q muitos jovens acabam se afastando da igreja. Chega de hipocrisia. Deus quer ver jovens santos e felizes. O que aconteceu foi uma fatalidade que poderia ter sido com qualquer um, em qualquer lugar, até dentro de casa. Não julguemos os organizadores; se houve falha deles quem somos nós para julgarmos? Resta orar pelas famílias enlutadas. Que Deus dê o consolo...amém.

      Excluir
    4. Me DDesculpe mas o Mundanismo esta na sua cabeça, na sua mente pequena, que deve ser da época dos dinossauros, ou nem evangélica vc é, ou é daquelas que arrota santidade e não tem nada de santidade.

      Excluir
  9. Vamos parar de criticar a opnião dos demais,e de comentarios q ofenda, pois a família está precisando é de oração de todos nós para q Deus venha confortá-las e dá força para superar esta dor que é horrível porque é muito díficil uma mãe perder um filho, pois só Deus verdadeiramente sabe o quanto estas mães estão sofrendo.

    ResponderExcluir
  10. quer dizer que crentes nao podem se divertir ?? isso é religiosidade demais claro que retiro é prase divertir pois tb somos filhos de deus.. diverssão sadia longe cachaça e prostituição, essa fatalidade nao tem nada haver com deus ou diabo , foi um acidente que pode acontecer com qualquer um. vão vigiar e parar de falar dos outros e respeitarem a dor dessas familias , pois podia ser qualquer um de nos

    ResponderExcluir
  11. Não adianta ficar achando culpado, infelizmente aconteceu, que Deus possa confortar o coração das familias.....

    ResponderExcluir
  12. Gente pelo amor de Deus conheço retiros evangélicos e sei que ha um momento para tudo , para orar , ler a bíblia para discutir temas relacionados a bíblia e também para se divertir, só porque é crente não pode se divertir um pouco afinal quem de vocês que nunca foi jovem e nunca gostou de se divertir . Infelizmente isso foi uma fatalidade como sempre vamos ficar procurando desculpas para a morte mas todos um dia irão passar por ela é a unica certeza que temos , somente Deus poderá dá o conforto a essa família que com toda certeza esta sofrendo muito, que a fé deles não enfraqueça por causa desse acontecimento , também ja perdi uma irmã e minha sogra que eu amava muito e é uma dor insuportável mas quando sabemos que a pessoas morreu em Cristo isso nos dá um certo alivio pois sabemos que haverá o dia em que nos reencontraremos.

    ResponderExcluir
  13. Misericórdia gente. De repente, a a tristeza pela perda destas vidas aqui entre nós, deixou de ser relevante o farisaísmo tomou conta das mentes perfeitas e o espaço apropriado para condolências aos familiares vira campo de críticas que refletem mais a falta de amor para tempo de paz e tempo de angústia. Que tal nos colocarmos no lugar dos pais e familiares, no lugar dos líderes e organizadores do evento, enfim, ninguém é perfeito. Que o consolo do Espírito Santo venha sobre os familiares e amigos e que aprendamos a ser instrugmentos para erguer e não derrubar. Shalom a todos.

    ResponderExcluir
  14. Deus conforte os corações dos familiares e amigos...

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Faltou organização e vigilância por parte dos organizadores, me desculpem, mas, não vejo outra explicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. queria ver se fosse vc um dos organizadores... ,vc ja se colocou no lugar deles ? como estão se sentindo? infelismente pessoas como vc nao se dão conta de que não precisamos de culpados,mas as familias envolvidas de apoio moral e espiritual, pare de julgar. nenhum organizador por mais competente que seja conseguiria evitar essa fatalidade

      Excluir
    2. Olha só não podemos julgar ninguém só Deus, No Retiro da minha Igreja, 2 quase morreram afogados, mas por desobedecer o Pastor e os Lideres, foram para o fundo, e as ondas os puxaram. Na Palavra de Deus diz que o SALARIO DO PECADO É A MORTE. Então queridos, parem de pecar julgado as pessoas. Orem e pesão perdão a Deus.

      Excluir
  17. Meus pêsames aos familiares!
    E que Deus conforte o coração de todos os familiares e todos os envolvido.

    ResponderExcluir
  18. Alguns estão esquecendo que nada acontece sem a permissão de Deus, vamos respeitar a sua decisão e orar pela sua misericórdia. Que Deus console as famílias.

    ResponderExcluir
  19. A Paz ,conheço retiros evangélicos e sei que ha um momento para tudo , para orar , ler a bíblia , para discutir temas relacionados a bíblia e também para se divertir, só porque é crente não pode se divertir um pouco !! afinal quem de vocês que nunca foi jovem e nunca gostou de se divertir?? . Infelizmente isso foi uma fatalidade , somente Deus poderá dá o conforto a essa família que com toda certeza esta sofrendo muito, e que a fé deles não enfraqueça por causa desse acontecimento.>> Ministério Restauração da Fé São Bernardo do Campo <<

    ResponderExcluir
  20. MEUS PESAMES A FAMILIA POIS É UMA PERDA IRREPARAVEL.,MAS SOBRE ESSE BLOG
    PRESCISA TER MAIS CONHECIMENTO SOBRE IGREJAS EVANGÉLICAS. NÃO ROTULAR QUALQUER RELIGIÃO AOS EVANGÉLICOS . A IGREJA MORMOM NÃO É EVANGELICA.
    AS PESSOAS QUE FREQUENTAM ESSA IGREJA PRECSISA CONHECER JESUS .POIS AINDA NÃO O CONHECEM,É SÓ COMPARAR O QUE PRATICAM ,E VÃO VER QUE ESTÃO DISTORCENDO O QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS. QUE O ESPIRITO SANTO ILUMINI ESSAS FAMILIAS.

    ResponderExcluir
  21. E muita bobagem escrita, como o encardido age , nos corações de certas pessoas que se acham iluminados ao ponto de achar que está ou aquela igreja, esta certa,vai se converter primeiro antes de acusar . A família enlutada peço perdão por tanta bobagem que Deus tenha misericórdia de todos nos , e console os seus corações .Paz e benção

    ResponderExcluir
  22. mais cumé que podi uma coisa dessas ????

    ResponderExcluir
  23. tem que ter brincadeira sim. tem que ter dinâmica, não existe um retiro sem gincana, a gincana uni , o trabalho é feito em um cronograma, as pessoas que jugam são as que mais estão erradas. estamos m um mundo cheios de defeitos, e queremos resgatar os jovens, aqueles que vao para um retiro sem programação só culto, voltam vazios, pq não conseguem ficar . vão torcer pra acabar. lembrando sempre que Deus sabe o que faz. ninguém tem culpa.

    ResponderExcluir
  24. Imagino que estes que estão criticando pelos adolescentes estarem se divertindo sadiamente passem 24 horas do dia em profunda meditação jejum e oração, e que nunca nem deem risadas, pois para crentes é proibido se divertir, aliás não sei o que jesus fazia nos casamentos. Vcs podia mandar um recado pra ele tb, que crente não pode participar de festas de casamento.

    ResponderExcluir
  25. Lamentável, porem estamos sujeito as coisas desse mundo, e a marte também faz parte da vida do cristão, que Deus através da sua infinita misericórdia possa suprir toda dor dos parentes amigos e irmãos desta igreja.

    ResponderExcluir
  26. Fica o alerta,acho que foram imprudentes em promover uma brincadeira dessa natureza sem tomar as mínimas precauções de segurança.

    ResponderExcluir
  27. RETIRO NÃO É COLÔNIA DE FÉRIAS?? MAS, HÁ EXPLICAÇÃO PRÁ TUDO DENTRO DA PALAVRA DE DEUS E NINGUÉM MORRE SEM A PERMISSÃO DE DEUS.VEJAMOS: João 11.25-26
    25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
    26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?

    ResponderExcluir
  28. ATÉ AGORA NINGUÉM PAROU PRA PENSAR COMO ESTÃO AS DUAS FAMÍLIAS PORQUE NÃO DEIXAM QUE DEUS JULGUE ,JA IMAGINARAM O QUE OS FAMILIARES DELES ESTÃO SOFRENDO ,COM ESSES COMENTÁRIOS QUE NÃO LEVAM A NADA ,TENTE SE COLOCAR NO LUGAR DOS PAIS AI DEPOIS FAZEM SEUS COMENTÁRIOS MESQUINHOS, DESCULPE MAS É MINHA OPINIÃO E QUE DEUS CONFORTE ESSAS FAMÍLIAS.

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de estar la para salvar os jovens sou sargento guarda vidas do Corpo de Bombeiros do RJ tenho 15 anos de profissão e participo de várias instruções sobre afogamento para igrejas, escolas e estudantes universitários. O afogamento é a segunda causa de morte entre jovens no mundo ele pode acontecer em qualquer lugar de ambiente aquático. Nesse caso foi um acidente mas a melhor forma de evita lo é a prevenção e que jovens sejam estimulados a aprenderem a nadar em clubes, academias e escolas pois natação é seguro de vida. Lamentável o acidente vi o link no facebook e fiz questão de deixar meu comentário.

    ResponderExcluir
  30. Gente retiro não é só pra orar e ter palestras o tempo todo. É tb pras pessoas se divertirem e em meio a diverssão terem tb comunhão. e Tiago, se estavam só os dois, pode ser pq todos estava procurando mas somente eles foram para o lugar certo. e Outra, parem de julgar, quem julga demais é quem mais costuma errar. Orem pelas familias e pelos membros dessa Igreja.

    ResponderExcluir
  31. Vejo isso como um irresponsabilidade, de quem estava na frete desse trabalho de retiro, onde cabe agora lamentar a perca desses dois jovens, Pergunto se tivesse realmente mais alguém dentro desse lago, ou próximo não teria salvo esses rapazes? Se em questão não são adultos que ficam a cuidar desses jovens em retiros? agora querem dizer que estão num lugar melhor. Para né. E afamilia? será que esta pensando assim. Irresponsabilidade da organização desse retiro.

    ResponderExcluir